SIN KILLER webzine – Reviews: Vision : MOUNTAIN IN THE SKY

domingo, outubro 16, 2011

Vision : MOUNTAIN IN THE SKY


VISION – MOUNTAIN IN THE SKY – Born Twice Records – Importado – Nota: 8,0


Para entendermos esse álbum devemos voltar no tempo. Em 1983, um pastor da Assembléia de Deus do estado da Flórida, EUA, pediu a alguns de seus fiéis que formassem um grupo. Depois de algum tempo o mesmo passaria a incluir alguns membros famosos como os dois ex-membros do Lynyrd Skynyrd, Leon Wilkeson (baixo) e Billy Powell (piano). Vision realmente apresentaria o líder na pessoa de Rocco Marshall. Um bom guitarrista e cantor criativo com um timbre interessante e com interpretações de extremo bom gosto. Rocco realmente era o músico ideal desta banda.

Naquela época e até os dias de hoje, o cenário musical cristão era dominado praticamente por um seleto grupo de artistas que fazem um som limpo e de forte apelo commercial junto às radios (música gospel). No entanto, isso começou a não impedir que um grupo de artistas de fazer incursões a um som mais pesado como os pioneiros Stryper entre vários outros (lembrando sempre do Petra, o pioneiro primeiro uma década antes). Mountains In The Sky foi o seu primeiro lançamento (na verdade o primeiro album era homônimo, o título atual é para este relançamento). Neste álbum há uma forte influência do rock sulista que às vezes me faz lembrar de 38 Special, mas há também um som progressivo, por vezes, que me faz lembrar de Kansas.

São nove composições e dois testemunhos classificados como faixas bonus. A faixa-título abre o album, sete minutos que se movem sem esforço através de passagens diferentes e vários arranjos. "Lord Is My Joy" e "Dynamos" mostram interessantes melodias e muita energia, refrões ganchudos, verdadeiros hinos. "Coming Soon" traz uma combinação de blues e rock de sintetizadores, algo como Kerry Livgren da banda Kansas em sua fase cristã. E como disse anteriormente, há ainda uns breves, porém perspicazes, depoimentos de Leon Wilkeson e Powell Billy. Um álbum de inspiração e esperança que é exatamente o que o médico da alma receitou a todos nós.

Enfim, vou colar o mesmo final que a idéia para a indicação desse album, ou seja, um album (bem como a banda) indicado para quem gosta de grupos como Kansas, Styx, Blackfoot, Petra, entre outros, certamente vai se deliciar com o som do Vision. Tanto o álbum Vision (25TH Anniversary Edition) como este, que é o lançamento de estréia do Vision imperdíveis.

(Fred Mika)
Site da Gravadora: www.myspace.com/borntwicerecords

VISION – VISION (25TH ANNIVERSARY EDITION) – Born Twice Records – Importado – Nota: 8,5


O primeiro álbum do Vision, Mountain In The Sky, foi lançado em 1984 e gravado no estúdio do renomado músico Pat Travers. Esse lançamento apresentava dois membros do Lynyrd Skynyrd, Leon Wilkeson (baixo) e Billy Powell (piano). Powell continuaria tocando com o Vision até o ano seguinte, 1985, quando o grupo assinou com a Heartland Records lançando um álbum homônimo. Estes dois ex-integrantes do Lynyrd estavam tentando reconstruírem suas carreiras musicais depois do fatídico acidente aéreo de 1977 que matou três integrantes do grupo e machucou os outros (isso quando a banda estava no auge de sua popularidade).

Na época, Wilkeson estava dado como morto quando teve uma visão de um espírito em forma de uma enfermeira que o acolheu. Daí o batismo do nome Vision. Mas voltando ao Vision, esse álbum de 1985 tinha cinco faixas do álbum de estréia que foram regravadas e mais cinco inéditas (incluindo o hit "Standing On the Rock", definido pela revista Heavens Metal como um dos maiores hinos do rock cristão de todos os tempos). Rocco Marshall, com seu timbre agradável além de ser bastante criativo da linha de Steve Perry (Journey) e Dennis DeYoung (Styx), juntamente com o tecladista Powell (que ajudou a impulsionar o Lynyrd e depois deu forma e personalidade ao som do Vision) trouxeram uma mensagem profunda e música poderosa que continua atual até os dias de hoje.

Este relançamento do segundo álbum do Vision traz de volta a música que fizeram do grupo um grande nome da cena, uma musicalidade calcada num hard rock sofisticado e AOR com um verniz do classic rock e do rock progressivo. Uma musica única que não soa datada mesmo depois de vinte e cinco anos do lançamento original. Há uma profusão de excelentes riffs do inicio ao fim do álbum além de uma grande diversificação. Enfim, uma musica rica e variada. Os timbres e arranjos dos instrumentos estão muito bem estruturados. A interpretação do vocalista é impecável. E os instrumentistas que, dotados de uma rara destreza técnica, sabem como poucos criar, variar, ousar, sem soarem monótonos ou sem personalidade hora nenhuma.

É difícil destacar uma ou outra faixa em especial, pois as mesmas são bastante diversificadas entre si, ricas em detalhes, arranjos. Algumas com solos e intervenções de piano clássico ou de rockabilly, outras há violinos. Há várias interposições de sintetizadores. Destaque para todos os músicos do grupo além dos citados Powell e Marshall. A dupla da cozinha, Mike Maple (bateria) e Martin Tomlinson (baixo) fazem uma sessão rítmica poderosa, técnica e empolgante. E destaque também para o guitarrista e violinista Jones, o homem riff, além de David Jinright (sintetizadores). Ainda há a participação de outros músicos convidados para esse álbum.

Indicado para quem gosta de bandas como Kansas, Styx, Blackfoot, Petra, entre outros, certamente vai se deliciar com o som do Vision. Imperdivel.

(Fred Mika)
Site da Gravadora: www.myspace.com/borntwicerecords


Fonte : http://www.strikemet.com/

Pesquisar este blog