SIN KILLER webzine – Reviews: THE REX CARROLL BAND – That Was Then, This Is Now

domingo, outubro 16, 2011

THE REX CARROLL BAND – That Was Then, This Is Now



[
10] Rex Carroll, o exímio guitarrista do renomado grupo de hard rock cristão Whitecross vem se lançando em carreira solo paulatinamente. Desde 2004 vem se apresentando ao vivo (mas antes disso já era um músico reconhecido com o Whitecross, Rex já havia faturado 2 Dove Awards e por cinco vezes consecutivas o HM Guitar Hero Awards). No caso agora, Rex Carroll, que fora profundamente influenciado por artistas do blues e do southern rock como The Allman Brothers Band, ZZ Top, Stevie Ray Voughan e Jimi Hendrix, entre outros, forma então o seu trio e a Retroactive Records não perdeu tempo já lançando.

O power trio do criativo e técnico Rex executa um hard blues onde a inconfundível e incendiaria guitarra se faz presente em cada detalhe. Riffs criativos, pegajosos e cheios de feeling se fundem com uma técnica apurada como por exemplo na faixa "Foolsgold", uma instrumental poderosa ao melhor estilo "Eruption" de Edward Van Halen. Essa mesma faixa serve de deixa para a introdução da "Working Man Blues", um riff cheio de energia inundado de links melódicos vindos do funda da alma. Rex, como não podia deixar de ser, mostra seu virtuosismo sem perder a pegada, feeling elevado a enésima potencia.

"Find A Way" é um hard-blues de andamento médio com guitarras a la ZZ Top e com arranjos psicodélicos e pseudo-desleixados a la Jimi Hendrix. "Circle Of Love" é daquelas faixas estradeiras, para tirar da garagem a Harley-Davidson e tome mais toneladas de riffs de Rex, solos velozes e energia musical a toda prova. "Walk A Mile" segue a linha mais "Walk This Way" do Aerosmith só que mais blues e menos rock que a do famoso grupo americano. Um clima mais nostálgico aparece em "Rock My World", outra faixa um pouco mais cadenciada apesar dos interludes mais elétricos, aqui algo com cara de despedida do moto-show ao entardecer de um domingo qualquer.

"Witch Dr. Bones" já entra com solos avassaladores, levada cheia de groovies, acentuações e refrões pegajosos. Uma faixa com muita adrenalina. "Delta Memories" volta ao hard-boogie, uma faixa mais acelerada onde Rex, com muita propriedade, segura a onda com muito estilo e perfeito domínio de criação e execução da composição. "My Train" é uma balada melancólica que em seu meio parte para um blues arrastado, nostálgico, com direito às guitarras choradas.

Solos magníficos. Perfeito. "Throw Them Bonz" adicionada quilos e mais quilos de links melódicos, guitarras slide, groovy e bases pesadas em alguns arranjos e passagens e como se não bastasse, em seu meio, a parte do solo aidna é uma viagem. Outra faixa interessantíssima. Alias, vale ressaltar, um disco primoroso, grandioso em todos os seus aspectos.

O som de Rex, que é uma mistura condensada e inspiradíssima de hard rock e blues e cheia de riffs melódicos e cozinha grooviada ao melhor estilo Glenn Hughes, Richie Kotzen e The Jeff Healey Band. Há perceptíveis e abrangentes influencias na guitarra de Rex que vão desde o heavy neo-clássico até o blues mais raiz e o interessante disso tudo é que tudo se funde com incrível bom gosto e uma escolha apuradíssima em relação que vão desde à criação, passando pelos arranjos, interpretação, execução, produção, etc. tudo é perfeitamente fantástico.

O melhor lançamento do ano até agora e vai ser difícil de ser superado.

By Fred Mika

http://www.strikemet.com

Pesquisar este blog