SIN KILLER webzine – Reviews: Audiovision - Focus

quinta-feira, junho 30, 2011

Audiovision - Focus



O vocalista e empresário sueco Christian Litegren é um sujeito workaholic, pois além de gerenciar sua própria gravadora, Rivel Records, ainda faz parte e direciona diversos projetos como as bandas Narnia, Wisdom Call e no caso aqui a banda cristã Audiovision além de outras.

Esse álbum, Focus, foi lançado em 2010 e distribuído pela Ulterium Records e contendo onze composições no melhor estilo heavy metal moderno com inclusão de vários elementos como hard rock, além de possuir um pé no rock alternativo mais pesado. Bases arrastadas se contrapõem às outras mais rápidas e retas (como a faixa de abertura do álbum, "Invitation", e "We Are Not Alone") e outras ainda mais cadenciadas, porém cheias de groovy. Quebradas de tempo, de andamento e passagens intricadas também estão presentes.

O guitarrista Torbjörn Weinesjö cria e distribui bem os riffs da banda apoiado pelo teclado épico de Olov Andersson, mas a estrela do grupo continua a ser mesmo os excelentes vocais e interpretação de Christian, que são para lá de convincentes. Os refrões são fortes e os vocais de apoio bem encaixados além dos timbres estarem magnificamente bem estudados e bem equalizados (solo e bases de guitarras na medida certa).

Composições diferentes como "Keep The Fire Burnin´", que é tipo daquelas faixas que empolgam já na primeira audição, e "The Son Will Come" (meio na linha de "Last In Line" do saudoso Dio), esta uma música mais arrastada e pesada, mostram o potencial e dinâmica para variar do Audiovision. "You Are The Reason" há uma cavalgada em bumbo duplo alternando com bases mais pesadas e acentuações entre elas além do bonito solo melódico. O baixista Simeon Liljegren e o baterista Thomas Weinesjö fazem um trabalho competente, preciso, mas nada de extraordinário.

"Fruit Of Love"é uma balada climática, somente com vocais se apoiando em acordes de guitarra sem distorção e uma leve base de teclados. "We Will Go" e 'The Way" são cheias de energia, de quem bebeu na fonte da NWOBHM. "I Will Belong To You" é pesada, arrastada e dramática, com um solo belíssimo, exótico, com lindas melodias e riffs que evocam clima do Oriente Médio antigo.

"The Gate" é outra balada, só que dessa vez mais melancólica que a anterior (para que o leitor se situe, esta é algo como "The Sign Of Southern Cross" do Black Sabbath) com refrões profundamente emotivos, lindas melodias e vocais de apoio, ora fazendo os contra cantos, ora apoiando o vocal principal em forma de solfejos.

O play se encerra de um modo incomum, com a fixa título "In Focus", uma instrumental onde vigora o clima de suspense, links melódicos de guitarra se sobrepõe tendo como pano de fundo marcações do surdo da bateria (outra comparação para o leitor, no caso aqui imagine algo como "Today Is A Good Day To Die" do Manowar).
É um álbum denso, forte em vários sentidos, rico e que explorou vários aspectos musicais como interpretação, melodia, harmonia, arranjos e tudo isso sem se deixar cair em clichês, pois o álbum é bem variado e como disse anteriormente, conta com elementos de vários outros estilos. Pode não ser aquele lançamento que marca época mas com certeza é um bom lançamento que tem a supervisão de Christian, um sujeito com muito bom gosto. 


8/10

Site: www.audiovisionsweden.com
MySpace: www.myspace.com/audiovisionsweden


Review by (Fred Mika)
Strike webzine

Pesquisar este blog